Chat da malta

sábado, 30 de outubro de 2010

Como eu vejo este Portugal

O Poker não tem dominado o meu blog, muito até por força do problema de saude que vivo neste momento.... mas outros assuntos de relevante importancia são tratados aqui.
O nosso Portugal está a revelar a politica instalada neste país. Uma politica suja, uma politica injusta, uma politica basicamente corrupta. Todos os dias, desde algum tempo atrás, as noticias de corrupção tomam conta dos jornais nacionais. Ora, não há fumo sem fogo e isso quer dizer que estamos perante pura inconsciência do que se passa no país. Isto é, governantes que apenas pensam nos seus bolsos e nos favorecimentos que recebem para que certas obras e acontecimentos se realizem.
Bom, mas há alguns assuntos que gostava de assinalar. Vamos por partes....
Tanto se tem falado do Orçamento de estado. Finalmente parece que se chegou a um acordo depois de vários dias de negociações, sem sucesso. E agora eu pergunto, diz-se que o governo e o principal partido da oposição cederam o possível para chegar a um acordo mas esse mesmo acordo não foi alcançado. De repente, surge uma ida a Bruxelas, surge uma suposta reunião entre Cavaco Silva, Angela Merkel, Pedro Passos Coelho e José Sócrates, e de repente, as negociações retomam e o tal acordo aparece. Ora os dirigentes políticos dizem que não houve pressões por parte de ninguém. Isto é aquilo que se diz, como é óbvio, é mais um facto politico, porque de facto real nada terá naturalmente. Facilmente se percebe que basicamente aquilo que aconteceu aqui foi, já alguém tinha avisado que se a Alemanha fecha-se as torneiras iríamos todos por aí abaixo, e a Alemanha não fechou, mas ameaçou fechar, meus meninos, ou vocês se comportam como deve ser e podem fazer as coisas ainda mais ou menos à vossa maneira, ou a torneira fecha e temos entradas de FMI's e por aí fora para vos mostrar aquilo que tem de ser feito e cortado nesse pais para que vocês venham a ser um pais com contas equilibradas novamente. A minha leitura é esta e suspeito que não foge muito da realidade. Outro assunto que gostaria de lançar aqui é alguns aspectos das negociações do orçamento. Sem ser naturalmente, um perito em economia, tenho os meus conhecimentos de um civil interessado pelos problemas do seu país. Como pode um país que anda a pedir empréstimos ao estrangeiro, pensar em fazer investimentos públicos de ordem milionária?? Neste momento, a divida deste país está de tal ordem que precisávamos de vender DUAS VEZES todas as empresas existentes em Portugal para saldar as nossas contas. Não é um feito que eu duvide nas mãos de José Sócrates, mas é o seu maior desafio certamente.
O PSD conseguiu finalmente acabar com a loucura do TVG, mais um investimento completamente fora das nossas contas. E aquilo em que o governo não queria mexer?? As chamadas despesas intermédias. Não queria mexer exactamente por aquilo que se ouviu o nosso Primeiro dizer nas escutas, tão esquecidas que estão, "temos 2 anos para fazer dinheiro". Pois Sr. Primeiro Ministro, se cortar nas despesas intermédias, coitados dos institutos que deixam de lhe dar prémios chorudos para os seus bolsos e os dos seus amigos. Todas as despesas com viagens, ajudas de custo, tudo isso é o tal "fazer dinheiro" anunciado pelo "Engenheiro" José Sócrates.
Outro assunto que gostaria de partilhar com vocês, e para relançar aqui mais uma vez a confiança que podemos ter na aplicação dos descontos mensais de todos vocês, é do empresário de Ovar. Parece que desta vez deram-se passos importantes e foram detectados vários favorecimentos para influências politicas. Isto, como é obvio, não surpreende ninguém. Todos sabemos que é assim que as coisas acontecem, o preocupante é que é em todo o lado... Agora eu pergunto, e no caso Freeport?? E no Magalhães?? Porque razão o nosso Primeiro Ministro José Sócrates afirmou na altura que o Magalhães seria exclusivo daquela própria empresa?? Era uma empresa pequena e sem grandes condições para dar vazão a tanto pedido. Não parece estranho?? E como estes assuntos, outros existem, obras publicas que vão sempre para as mesmas empresas?? E porque razão as derrapagens nos orçamentos são tão toleradas?? E porque razão o governo continua a enterrar dinheiro no BPN?? E as penas de todos estes senhores que são apanhados?? Não deveriam ser penas exemplares para que quem fizesse este tipo de crimes tivesse de pensar duas vezes?? Nunca vi ninguém repor dinheiro que roubou. Quantos mais Carlos Cruz vamos ter neste país?? São dados como culpados, fazem recursos e metem providencias cautelares e puuffff, andam por aí e até a programas de televisão vão?? É uma grande vergonha o que se passa neste país e tenho muita, mas muita pena que este Portugal esteja assim.. Muitas vezes penso se não seria bom mesmo não haver orçamento e ser necessário a entrada do FMI. Nós como cidadãos iríamos sofrer, mas poderia ser que os tachinos dos meninos acabassem e finalmente, pelo menos durante uns anos, tivéssemos um país justo...
Aqui fica a minha visão deste país, concordem ou não, é a minha....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz-me o que pensas